[GTER] Duvida sobre que roteador usar

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 6 20:42:19 -03 2012

> - As portas hoje são fast, mas já estão no limite, ou seja, qualquer
> ampliação implicara em novas portas Giga.

Mas quando ampliadas para Giga, as operadoras ainda entregarão a
interface em conexão elétrica ?

> - Referente ao full-routing, na minha região temos poucas operadoras e
> com deficiências distintas, uma é boa pra nacional, outra é boa pra PTT
> e outra é menos pior pra internacional. Por isso o full pra que eu possa
> manipular melhor meus caminhos.

Selecionar operadora para internacional é fácil, é só deixá-la com a
rota default de maior prioridade.
A que é boa para nacional, você pode tanto pedir que ele só mande
nacionais mais uma rota default ou filtrar as nacionais pelos blocos
de IPs brasileiros ou por uma community da operadora.
A que é boa para PTT, você pode tanto pedir que ela só mande essas
rotas mais uma default ou filtrar pelos blocos de IPs brasileiros +
AS-Path usando AS-Set como os publicados em bpg.net.br
(http://bgp.net.br/whois?query=AS-PTTMetro-SP)

O seu cenário, assim como a maioria dos cenários de provedores de
acesso que apenas compram trânsitos BGP, pode tranquilamente ser
suportado sem full-routing no roteador (quer você tenha ou não
full-routing vindo das operadoras).

> - Em relação a hardware, este é um bom calo, pois vi routerboard 1100
> com full-routing, vi soluções quagga caseiras em plena operação, assim
> como os tradicionais e caros cisco e juniper.

Mesmo soluções Quagga caseiras costumam rodar em equipamentos x86 que
já partem de processadores bem mais rápidos e podem a custo baixo ter
bastante memória. As dificuldades com PC são montar soluções que
combinem confiabilidade, bom uso de espaço e energia, e custo (mais
uma da máxima "escolha 2").

Mas com partial-routing, seria tanto possível usar uma RB-1100
confortavelmente, ou um Cisco 7200 usado.

Rubens