[GTER] Switch "caseiro"

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Aug 6 19:19:54 -03 2012

On 06-08-2012 15:27, Gabriel Coelho wrote:
> Haja energia hein?  Bom, se é pra usar coisinhas de 8 portas vai de
> overtek. Segura legal e é barato.
>
> Aqui queimou recentemente um "excelente" Dlink de 16 portas. sabe o
> que mandaram pro lugar? Um encore, de plástico....
>
> Estou na mesma situação que você Vosch...

Bom, liga as *switches*, mesmo que tranqueiras de plástico com 4
portas, em uma topologia em árvore, use as switches melhores perto da
raiz da árvore.  E se existirem alguns computadores que falam _muito_
entre si, deixe eles na mesma switch, ou o mais próximo possível na
topologia (em switches adjacentes).

E livre-se dos geradores infernais de colisão (HUBs).  Seja criativo.

Switch descartável ainda é melhor que PC velho, gasta menos energia e
tem mais portas...

E contrato de banda larga novo vem de graça com um lindo roteadorzinho
furreca com switch de 4 portas, além de um wifi porco.  A switch dessas
coisas é 100Mbps quasi-line-rate, e elas roteiam perto de 10Mbit/s...
pense nas possibilidades ;-)

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.