[GTER] uma ideia para discussão: SPF reverso.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Aug 6 11:08:50 -03 2012

On Mon, 6 Aug 2012, Roberto Alcântara wrote:

> É o equivalente a ele pedir para adicionar varios
> hash(dominio.A.B.C.D).in-arpa em cada um deles - só dá mais trabalho
> pq ele tem que ficar pedindo (se é bom ou ruim esse trabalho é outra
> história...).

sim, mas a cada pedido destes o provedor de montante tem uma chance de
avaliar a reputação do cara, afinal, são os IPs do provedor de montante
que irão parar em listas negras se o requerente for um spammer. eu me
sentiria muito mais confortável com isso do que passando uma procuração
para o cliente coloque o que lhe der na telha.

> Beleza, manda bala. Gosto da solução mais simples mesmo.

é isso aí. penso em adaptar o spfmilter do Jeff Poskanzer para fazer este
teste e formatar a coisa de tal jeito que a própria libspf2 possa ser
usada para fazer o trabalho duro. the hacker's way!