[GTER] Solução GPON

Marcelo Marra marcelo.listas at conectlan.com.br
Sun Aug 5 09:07:54 -03 2012

Felipe,

     Vou fazer um resumo básico para vc, depois de vários estudos e
pesquisa as informações que coletei foram:

GEPON (basicamente EPON)
- Desenvolvimento para pequenos provedores;
- Equipmaneto compativeis de fabricantes diferentes que utilizam o mesmo
chipset, com isso quando for comprar basta verificar qual o chipset está
utilizando, o problema é que vc pode perder algumas funcionandes de
gerência com equipamentos de fabricantes diferentes;
- ONU geralmente são bridge, precisando de um outro equipamento para rotear.
- ONU mais caras;
- OLT mais baratas;

GPON
- Desenvolvimento para operadores de telefonia;
- O próprio ITU-T que criou a tecnológica recomenda utilizar
equipamentos do mesmo fabricante e não existe relatos que alguem
consegui funcionamento com equipamentos de fabricantes diferentes;
- ONU geralmente são roteadas;
- ONU geralmente são mais baratas;
- OLT mais caras;

att,