[GTER] uma ideia para discussão: SPF reverso.

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Aug 3 17:37:28 -03 2012

On 03-08-2012 17:13, Henrique de Moraes Holschuh wrote:

> Tecnicamente, sim. Mas não é toda zona DNS que tem uso definido em
> RFC, e nisso as *.arpa são especiais. Vou procurar os RFCs que
> definiram a in-addr.arpa e afins, se houver alguma restrição, estará
> lá... ou você está afirmando que administrativamente, os RFCs sobre
> as zonas *.arpa não definem nada a respeito do seu uso que imponha
> restrições?

OK, procurar isso deu trabalho.  É permitido usar o in-addr.arpa. e
ip6.arpa. para outros usos além de "penduricário de PTR".

Para o IPv6 foi fácil achar (RFC3596, 2.5, primeiro parágrafo).  Para
IPv4, foi por exclusão (e haja RFC que atualiza o RFC 1034 e 1035 :-p) e
existe um risco não-zero porém pequeno de que eu esteja errado (duvido,
se fosse restrito no IPv4, seria restrito no IPv6).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.