[GTER] Duvida Sobre IP ( Provedor)

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Fri Aug 3 10:36:51 -03 2012

Em 03/08/2012 01:16, Diogo Montagner escreveu:
> Se voce nao tem IP suficiente e ainda nao tem como usar somente IPv6,
> voce pode usar NAT. Para NAT de grande escala, use uma solucao de
> CGNAT.
>
> Geralmente a solucao de CGNAT devera estar acompanhada de uma boa
> solucao de log.
>
> Abs

E esta solução de LOG iria tratar o que exatamente? Andei lendo uns
white papers sobre GCNAT mas não vi nada detalhando.

Porque acho inviável, em um gateway BSD ou Linux ou MK, por exemplo,
salvar todas as tabelas de translação NAT com relação a IP de destino X
IP+portas de destino. Olhei aqui, em um pequeno escritório com 100
máquinas e no momento são quase 12mil translações. Isto daria muita
coisa para salvar. Sem contar ainda a questão de manter backups e etc,
gera uma bola de neve.

Não que uma solução DHCP ou PPPoE, fornecendo IP´s válidos não necessite
de logs, manter backup também, etc, porém é muito menos coisa,
praticamente é apenas start/stop/renew da conexão DHCP e eventos de
conexão/disconexão do PPPoE.