[GTER] Duvida Sobre IP ( Provedor)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Aug 3 01:23:58 -03 2012

2012/8/3 Diogo Montagner <diogo.montagner at gmail.com>:
> Se voce nao tem IP suficiente e ainda nao tem como usar somente IPv6,
> voce pode usar NAT. Para NAT de grande escala, use uma solucao de
> CGNAT.
>
> Geralmente a solucao de CGNAT devera estar acompanhada de uma boa
> solucao de log.

Soluções de log de CGNAT se tornarão provavelmente ilegais em poucos
meses com a aprovação no Marco Civil da Internet, pois o registro
tanto de IP destino quanto porta destino de uma translação podem
caracterizar registro por parte do provedor de acesso de qual
aplicação foi utilizada.

Vai ser uma questão difícil para os fabricantes que já venderam
soluções de CGNAT para seus clientes lidar com isso, e eu desrecomendo
a aquisição desse tipo de solução para redes de todos os portes.

Rubens