[GTER] CGNAT - legal ou ilegal ?

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Fri Aug 3 03:06:19 -03 2012

Rubens,

Eu vou abrir uma nova thread para este assunto.

Sobre a questao que voce colocou aonde a solucao de cgnat pode vir a
se tornar ilegal.

Que outra saida teria um provedor que esgotou os seus IPs hoje, e
vamos dizer que nao haja mais IPv4 disponivel.
 ? Por mais que a penetracao de IPv6 hoje em dia esteja melhor, ainda
nao ha como operar 100% em IPv6.

Mas vamos dizer que seja possivel. Ainda assim teria que se usar algum
mecanismo de traducao para que ilhas de IPv6 conversem com ilhas de
IPv4. Na minha opniao, esta situacao se encaixaria na mesma do cgnat
com relacao a ilegalidade.

Aqui na Asia, os IPv4 jah acabaram. O pessoal jah estah com cgnat
implantado e operando.

Acredito que os vendors nao sao os mais afetados. Os mais afetados
serao os ISP que nao poderao vender mais acesso internet pelo menos
ateh que a operacao 100% em IPv6 seja uma coisa painless pro usuario
final :-)

Abs

Sent from my mobile device

./diogo -montagner