[GTER] balanceamento de sites

Rodrigo Pedrosa rodrigopa.uepb at gmail.com
Mon Apr 30 14:06:42 -03 2012

Clodonil, não precisa mudar o IP, pode utilizar o conceito de IP Virtual
(VIP), ou seja, o IP virtual ficará ativo no master, o servidor backup
ativa esse IP apenas quando master ficar indisponível.
Para isso poderá utilizar os protocolos: VRRP (padrão), HSRP ou GLBP
(cisco), e até o HeartBeat (aplicação) no caso de serem os servidores linux.
Outra solução seria a utilização de um balanceador de carga, que poderia
ser utilizado o LVS (Linux Virtual Server), que é um framework que permite
checar a saude da aplicação, balancear ou não o acesso. Desvantágem dessa
topologia é que necessitaria utilizar mais um host para servir de
balanceador e outra é que seria um ponto de falha o proprio balanceador.
Vantagem é que possui mais recursos, como várias algoritimos de
balanceamento e o check da aplicação.

Att., Rodrigo Pedrosa de Aguiar.