[GTER] Dúvidas sobre clear-channel

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Sun Apr 29 16:07:28 -03 2012

A latência pode ficar desproporcional à distância geográfica por que o(s)
ponto(s) de roteamento podem estar muito mais distantes. Para o cliente do
clear channel não há saltos, mas dentro da operadora deve haver ao menos um
salto. Imagine um triângulo, onde os dois vértices de baixo são seus POPs,
e o vértice de cima é o router da operadora. Os seus dados precisam "subir"
e depois "descer". Isso explica uma latência maior do que as distâncias
geográficas, porém uma latẽncia de 50 ms é parecida com o que temos na ANID
de Fortaleza até Alog-SP.  Se os seus dados estão percorrendo uma distância
tão grande exija uma boa razão, pois quanto maior a distância maior a
quantidade de pontos de falha com repetidores óticos, sw's, routers, etc.
Não utilize apenas o argumento das perdas para rejeitar esse serviço,
alegue que a latência está compatível com serviços semelhantes 10 ou 20
vezes mais distantes geograficamente.

abs,