[GTER] pc router

Christian Esteve Rothenberg esteve at cpqd.com.br
Thu Apr 26 16:13:03 -03 2012

> exatamente!

Nos temos uma duzia de NetFPGAs de 1Gbps no laboratorio.
Posso verificar o custo com maior precisão mas o custo é de 2K US$  custo
para chegar no Brasil com tudo aumenta na prática para 3K US$.

Existem algumas limitações porém no uso delas como data planes para valer,
entre elas, o fan-out é só de 4 portas.

Nos testamos o RouteFlow sobre NetFPGAs e a performance é muito
interessante mesmo, inclusive o overhead das mensagens ter que subir no
plano de controle rodando em um servidor "parrudo" é despreciavel. Porém
existem outras limitações.

A nossa opção agora é o uso de switches nativos OpenFlow da Pronto por
exemplo que saim por 2.5K US$ e vem com 48 x 1 Gbps + 4 x 10 Gbps.
http://www.pica8.com/products/p3290.php

A Indiana University tem um piloto do RouteFlow usando esse hardware:
http://incntre.iu.edu/projects/routeflow

Basicamente, o RouteFlow interecepta a escrita dos protoclos de roteamento
(ex: Quagga) da RIB para a FIB do Linux e transforma em comandos OpenFlow
que instalam uma "FIB" equivalente nos equipamentos do data plane, ou seja,
nos switches com OpenFlow habilitado. Fizemos testes tambem com switches
OpenFlow da  HP, IBM e NEC.
Existem porém algumas questões ainda por resolver como o tamanho das
tabelas atuais disponiveis para instalação da "FIB", e outras questões que
estamos atacando.

Tem um projeto da Google que fez roteadores LSR com as NetFPGAs:
http://www.nanog.org/meetings/nanog50/presentations/Monday/NANOG50.Talk17.swhyte_Opensource_LSR_Presentation.pdf
Mas agora estão olhandao para hardware OpenFlow na versão 1.2 que suportas
labels MPLS. Estamos colaborando para o RouteFlow ser o veiculo entre a
pilha Quagga do LSP e os switches OpenFlow transformados em LSRs.

-Christian
--
Christian Esteve Rothenberg, Ph.D.
Converged Networks Business Unit (DRC) / CPqD
esteve at cpqd.com.br
www.cpqd.com.br