[GTER] pc router

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Apr 26 10:07:58 -03 2012

On 26-04-2012 00:17, Lista wrote:
> Isso tudo não tem como fazer com que o kernel do linux ou melhor o
> soft-router possa processar as coisas diretamente via hardware,  já
> que em si é o que mais pega em se tratando de alto trafego?

Estamos falando de roteadores com o data-plane (encaminhamento de
pacotes) em hardware.  Pode assumir que essa parte funciona em
line-speed em uma caixa decente: se forem 24 portas GbE na caixa, a
caixa vai encaminhar 48Gbps de tráfego a pelo menos 80Mpps quando não
houver contenção na saída, e provavelmente chega aos 93Mpps.

O problema é que todo o plano de controle funciona em software, e
precisa de memória e CPU que preste se você vai usar múltiplas tabelas
full-route, e/ou precisar processar um fluxo pé no chão (para a Internet
de 2012) de updates.

Como em uma máquina full-route com 3 upstreams só o BGP já vai chegar
fácil a 150 updates/s em um dia mais nervoso, isso vai causa severos
problemas em caixas com CPU da classe quadrúpede colorido que gosta de
cantar.

Qual sistema operacional roda as aplicações de control-plane não faz
muita diferença se a CPU simplesmente é fraca demais para dar conta do
trabalho a ser feito.  Por isso a reclamação que em uma caixa de US$
20k, no mínimo uma CPU equivalente a um x86-46 de US$ 2k deveria ser
utilizada.

Com as CPUs furrecas, voltam fantasmas como o bgp dampening que deveriam
ter sido abandonados na decada passada.  Essas gambiarras para
artificialmente diminuir a carga na CPU causam sérios problemas
operacionais, PRINCIPALMENTE na mão de quem não entende a fundo o
comportamento da *rede* BGP (não basta entender o protocolo,
infelizmente).

> uma quantidade X de pacotes, o interessante seria fazer com que o
> hardware processe e não o linux, acho que o segredo das caixas é
> justamente essa,

Isso não tem nada de segredo :-)  De uma olhada nos trabalhos sobre
routeflow que fora mencionados aqui na GTER nesses últimos dias...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.