[GTER] Repasse de Bloco /23 Filial

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Apr 20 17:44:50 -03 2012

On 20-04-2012 14:08, Jacques de Beijer wrote:
> Então se eu levantar uma instância BGP na filial com a operadora eu
> consigo fazer um bypass de um /23. Claro que no AS local não anuncio
> esse bloco. Agora... Na filial, temos duas operadorass, eu consigo
> estabelecer sessões bgp com minhas duas operadoras e em vez de fazer
> um anuncio /23 só por uma operadora, fazer anúncios /24 para cada
> uma delas? Exatamente como se fosse em um AS normal (local)?

Sim.  ASN pode ser reusado dessa forma, ou melhor dizendo, um AS pode
ter diversos sites, e eles podem sim ser "ilhas".  No caso de serviço
anycast, inclusive anuncia-se os mesmos blocos em todos os sites mesmo
eles sendo "ilhas".

No seu site da filial, provavelmente você deve anunciar o /23, e um /24
diferente em cada operadora.  Assim, uma operadora fica como backup da
outra através do /23.

Em outras palavras, isso é normal.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.