[GTER] Failover de túneis VPLS em Mikrotik

Eduardo Schoedler listas at esds.com.br
Tue Apr 17 16:32:10 -03 2012

Em 16 de abril de 2012 17:16, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Mas o tráfego de pacotes de controle entre os concentradores para
> avaliar quem está ativo passa pelo cliente, nesse cenário. E com
> horizon, deixa de passar.

> Os concentradores anunciam a rede destino via OSPF; se ele não deixar
> de anunciar o bloco quando se torna slave, ele pode se tornar um
> black-hole do tráfego em sentido contrário. VRRP, por si só, só vai
> resolver o sentido upstream, mas você precisa garantir que o
> downstream esteja funcionando também.

Rubens,

Outra ideia seria fazer uma topologia active-standby.
Posso até balancear o tráfego usando 2 ips /32 em loopback, um ativo em
cada caixa.
Dedico uma porta de cada caixa para bridge (lo + bridge + etherX <=> etherX
+ bridge + lo) para fazer o VRRP funcionar.

Cada cliente é ativo em uma caixa diferente.
Nas caixas é configurado o túnel do cliente igual em ambas.
Quando uma delas cair, a outra ficará com os 2 ips de loopback, fechando
assim os túneis.

Mais fácil, não acha? rsrs.

--
Eduardo Schoedler