[GTER] Failover de túneis VPLS em Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Apr 16 17:16:25 -03 2012

> O horizon seria no cliente, não entre os concentradores.

Mas o tráfego de pacotes de controle entre os concentradores para
avaliar quem está ativo passa pelo cliente, nesse cenário. E com
horizon, deixa de passar.

> Exatamente, falava do OSPF da topologia.
> Não entendi a relação entre o OSPF e o VRRP.

Os concentradores anunciam a rede destino via OSPF; se ele não deixar
de anunciar o bloco quando se torna slave, ele pode se tornar um
black-hole do tráfego em sentido contrário. VRRP, por si só, só vai
resolver o sentido upstream, mas você precisa garantir que o
downstream esteja funcionando também.

Rubens