[GTER] CISCO 500Mbps

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Sun Apr 15 08:32:03 -03 2012

On Apr 14, 2012, at 2:29 PM, Paulo Henrique BSD Brasil wrote:

> O FreeBSD tem um port para ARM/PowerPC porem não diretamente ligado as routerboards, creio que seria interessante um port sobre tal.
> Lembro de ter lido que o OpenBSD e o NetBSD dá suporte a tais placas.

O port do PowerPC do FreeBSD 'deve' rodar bem nessas placas já que elas são baseadas no e500 e este é bem suportado no FreeBSD.

Eu vi o FreeBSD rodando numa placa dessas - ppc dual core - muito antes a mikrotik lançar a versão dela no mercado[1].

A diferença fica (sempre) por conta dos 'periféricos'... no mundo dos embarcados não há qualquer padronização como acontece nos PCs e o uso de certos 'atalhos' no hardware é muito comum. Isso faz com que seja necessário testar e adaptar o código para cada dispositivo que se deseja suportar (placas de rede, switches, gerenciamento, aceleradores no HW, storage...).

A forma mais fácil e rápida de se conseguir suporte para essas placas é enviar algumas para os desenvolvedores que costumam fazer o 'bring up' de novos hardwares (eles adoram brinquedos novos). Posso conseguir os contatos e indicar algumas pessoas que poderiam se interessar nisso.

Não acredito que haja suporte 'pronto' para essas placas no OpenBSD e no NetBSD (já no linux.... muito provavelmente :)

Att.,
Luiz

[1]: A semihalf desenvolve hardware customizado para rodar FreeBSD (e também linux): http://www.semihalf.com
Eles inclusive listam essa serie de SoC da Freescale (P2020DS) como 'suportado' em seu site: http://www.semihalf.com/products.html