[GTER] Melhor aproveitamento de um range IP

Enio Marconcini eniorm at gmail.com
Mon Apr 9 11:24:17 -03 2012

amigos bom dia, esta é minha primeira postagem nessa lista,
gostaria de algum auxílio, ou em como proceder, e principalmente material
de estudo, que auxilie a resolver este pequeno detalhe

Num range que possuo, 1.2.3.0/25 com seus 126 endereços possíveis de ser
utilizados, eu precisei subnetar essa rede, no qual o
resultado foi 4 ranges de 32 endereços e máscara /27, e solicitei a
operadora que fizesse os devidos ajustes na configuração de rotas no
roteador.
Porém está havendo um grande desperdício, sendo que o ambiente é tal como
ilustrado abaixo

internet
|--- roteador telefonica
       |--- gateway/roteador
                |---servidor1---> lan
                |---servidor2---> lan

assim a rede 1.2.3.0/27 está entre o roteador da operadora (1.2.3.1) e o
gateway/roteador que divide as redes (1.2.3.2)
do outro lado deste gateway, entre o gateway está a rede 1.2.3.32/27 entre
o servidor1
e a rede seguinte 1.2.3.65/27 está entre o gateway e o servidor2

e a última rede que vai até o ip 128 está sem uso. Mas como podem ver, em
cada uma das três redes em uso há um enorme desperdício de endereços
que não são utilizados.
Queria otimizar isso, principalmente na primeira rede que vai de 1-31 sendo
que está em uso o .1 e o .2 apenas

abraços

--
*ENIO RODRIGO MARCONCINI*