[GTER] rede wireless corporativa

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Apr 3 16:25:55 -03 2012

Em 03/04/12 15:21, Danton Nunes escreveu:

> eu não entendo muito essa mania de ter wireless em ambiente de
> escritório com postos de trabalho praticamente fixos. é claro que um
> quebra galho para um visitante, alguma coisa assim, ótimo, mas basear
> a rede local das estações de trabalho em wifi geralmente não é uma boa
> idéia.
>
> a rede wifi deve ser SEMPRE considerada hostil, então ela tem que ser
> segregada da rede corporativa, como se estivesse na Internet. Aí para
> chegar aos serviços da rede corporativa precisa de túneis tipo IPsec,
> [...]

     Olá Danton,

     Lembre-se que em alguns casos, o usuário 'visitante' pode ser o seu
usuário final. Presto serviços pra algumas universidades e, te garanto,
seria uma ótima ter uma solução wifi um pouco mais 'corporativa' pra
atender os alunos e seus notebooks/smartphones ! Um shopping que queira
disponibilizar wifi em toda sua área, sem usar várias SSIDs diferentes
pra cada pedaço seria outro ...

     Também não acho legal essa questão de querer substituir cabeamento
por wifi, também acho meio nonsense e só tende a complicar a questão da
segurança da rede. Mas em alguns casos, quando não dá pra botar um rack
com um switch pra criar mais portas e as tubulações existestes não
comportam mais cabos, e os usuários envolvidos não usam nada que
realmente demande 100Mbit/s, usar wifi pode ser uma solução rápida e
simples, mais simples do que arrebentar chão pra trocar tubulação por
exemplo.

     Claro que toda essa coisa de usar wifi ou usar cabo é uma discussão
longa, vários prós e vários contras pros dois lados ... e nem de longe é
o meu intuito gerar essa discussão :) Só gostaria de ver o que o pessoal
anda fazendo em relação a wifi, nos casos e situações que citei em meu
email inicial.

     De qualquer forma, obrigado pela sua opinião :)

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br