[GTER] rede wireless corporativa

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Apr 3 15:21:17 -03 2012

On Mon, 2 Apr 2012, Leonardo Rodrigues wrote:

>    - sei que existem soluções wireless realmente voltadas pra uma situação
> corporativa-enterprise, Cisco da vida, mas ai o preço já é proibitivo pra
> quase todos. O que existiria, pra atender um mercado corporativo, porém num
> meio termo entre os equipamentos SOHO e os equipamentos enterprise-level ??

eu não entendo muito essa mania de ter wireless em ambiente de escritório
com postos de trabalho praticamente fixos. é claro que um quebra galho
para um visitante, alguma coisa assim, ótimo, mas basear a rede local das
estações de trabalho em wifi geralmente não é uma boa idéia.

a rede wifi deve ser SEMPRE considerada hostil, então ela tem que ser
segregada da rede corporativa, como se estivesse na Internet. Aí para
chegar aos serviços da rede corporativa precisa de túneis tipo IPsec,
etc., tudo isso para não ter que passar fios ou pelo modismo do wifi?

--Danton