[GTER] DNS Reverso em roteador Cisco

Bruno Camargo mustardahc at gmail.com
Tue Oct 25 20:23:43 -02 2011

Srs,

O problema é a topologia.

Tenho dois links, entregues em ethernet. Meu router tem somente duas
interfaces de LAN.

Uma vai para um dos links e a outra para o switch de LAN.

O Server tem duas interfaces, uma conectada no outro link e outra no switch
de LAN.

Qdo o link do router cai, beleza, tudo converge e o DNS funciona bele pelo
server.

Porém qdo o link do server cai, ele para de resolver nomes, deve ter algum
pÊlo na config do bind.

Meu switch de LAN é um 3560, ele é o gateway da rede local, e tem duas
interfaces com /30 de transporte para o router e o Server.

O switch tem uma rota default para o router, e outra para o server com
métrica alta e tracking com ICMP no uol.com.br, forçando esse tráfego ICMP
pelo router. Ou seja, qdo cai o link principal o IP SLA state vai pra down,
o que resulta na remoção da rota default, convergindo o tráfego para a rota
default backup.

O DHCP está configurado para entregar dois DNS servers, deixei o primário
como sendo o server mesmo e o secundário o router.

Mas como falei, qdo cai o link backup, ferra tudo pois a resolução de nomes
do dominio local para, e o tempo de resposta aumenta pois primeiro os hosts
tentam resolver usando o DNS primário e depois o router...

Sugestões de como deixar isso mais estável?

Bruno Camargo