[GTER] Construindo um EBGP com NetFPGA

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Oct 24 09:53:10 -02 2011

On 21-10-2011 16:56, Provedor Bogus wrote:
> Recebi uma indicação de um dos desenvolvedores que usam NetFPGA
> dizendo que a SRAM substitui a TCAM em muitos aspectos com ganhos
> muito positivos.

Sim, se a SRAM for grande o suficiente.  O problema é que os dois
NetFPGAs no site não foram projetados pensando em roteamento Internet, e
por isso a SRAM é muito pequena para a FIB.  Agora, para roteamento
interno são interessantes... mas nesse caso eu preferia mesmo é uma
plataforma aberta baseada em matriz de comutação, o que esbarra nos NDAs
de quem vende essas matrizes.

Considerando o preço de um roteador baseado em NetFPGA e uma sobrevida
de uns 5 anos, o ideal seria aguentar na SRAM uma FIB de 1M rotas IPv4
(lembrar que 1 rota IPv6 ocupa o espaço de 2 rotas IPv4) mais uma
quantidade decente de ACLs e regras de QoS (usadas para forwarding entre
as portas, e para subida hierárquica para fora do forwarding engine).  E
você  precisa de SRAM livre o suficiente para permitir ao host realizar
as atualizações a quente e otimização de acesso da FIB sem reflexo na
performance do forwarding engine...

Ai fica a pergunta: o que é mais eficiente: muito mais SRAM e o espaço
necessário na FPGA para lidar com um sistema complexo de gerência da
FIB, ou uma TCAM especializada que seja grande o suficiente?

> Me recomendou ler a tese em anexo e realmente parece que com o uso
> de um look-up cache, dá pra fazer bastante coisa sem pensar em TCAM.

Sim.  Olhe também a FIB e o cache de rotas do Linux 3.1, que é bem
rápido (mas otimizado para quem tem bastante RAM).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.