[GTER] [Off-Topic] Links sendo entregues via "Ethernet" - Sem roteador

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Oct 24 09:30:43 -02 2011

On Sun, 23 Oct 2011, Leomar Viegas Junior wrote:

> O que eu acho estranho nisso tudo é que ao invés de sermos obrigados a
> utilizarmos uma rede /30 entre os roteadores, poderíamos utilizar o meu
> endereçamento e utilizar a ponta da operadora como meu gateway, ao meu ver,
> teríamos uma certa, mesmo que pequena, economia de roteadores, e ip's
> públicos pois o tráfego em si passaria em L2 do meu lado até a operadora,
> que seria meu gateway, correto?

um conselho: use o /30 para um enlace ponto a ponto. não é essa pequena
economia de endereços que vai salvar o IPv4.

Explicação: há sistemas operacionais que não gostam de rotas para um
gateway que não aparece como diretamente conectado, isto é, para o qual
não existe uma rota local. O Linux é um caso. Fazer essa economia pode
transformar seu quagga sobre Linux em uma fonte de pesadelos, rotas que
aparecem como 'best' na tabela do BGP não entram nem a paulada na tabela
do kernel (ok, sei que dá para contornar, mas para que arranjar uma
encrenca a priori?).

no caso de IPv6, você pode optar por usar o endereço local, o famoso
fe80::/64, se não quiser "gastar" endereços. Nesse caso ao configurar
qualquer software de roteamento, como o quagga, não esqueça de declarar a
interface por onde as coisas saem, pois o bloco de endereços locais é
ambíguo.

> O que isto implicaria do lado da Operadora, que faz com que este tipo de
> topologia não possa ser utilizada? Será que os recursos computacionais do
> lado da operadora teriam de ser maiores, sendo assim se tornaria inviável?

Roteadores que não gostam de inserir no kernel rotas cujo gateway não
esteja diretamente conectado pode ser o caso. Protocolos de gerenciamento
tipo SNMP.

> A questão é se isto é realmente necessário, se isto não poderia ser de certa
> forma "abolido" em alguns contratos, como no meu caso que o link chega via
> fibra e aí é convertido para ethernet e espetado no meu firewall.

Ok, não vejo qualquer diferença entre usar um roteador da operadora ou
espetar direto no seu firewall, do ponto de vista de endereçamento é "la
stessa roba".

-- Danton.