[GTER] RES: [Off-Topic] Links sendo entregues via "Ethernet" - Semroteador

Toledo, Luis Carlos lscrlstld at gmail.com
Mon Oct 24 09:33:47 -02 2011

> O que eu acho estranho nisso tudo é que ao invés de sermos obrigados a
> utilizarmos uma rede /30 entre os roteadores, poderíamos utilizar o meu
> endereçamento e utilizar a ponta da operadora como meu gateway, ao meu
> ver,
> teríamos uma certa, mesmo que pequena, economia de roteadores, e ip's
> públicos pois o tráfego em si passaria em L2 do meu lado até a operadora,
> que seria meu gateway, correto?
>
> O que isto implicaria do lado da Operadora, que faz com que este tipo de
> topologia não possa ser utilizada? Será que os recursos computacionais do
> [...]

Tudo é questão de ponto de vista, imagine vc gerenciando uma rede com
trocentos mil clientes, cada um querendo que o link seja entregue de um
jeito, com funcionários que trabalham em equipes e turnos diferentes.

Entregar em /30 e deixar o cliente administrar seus IPs do jeito que quiser
é mais simples, inteligente e o cliente tem mais liberdade de ação em sua
rede.

Claro que não atende a sua necessidade em específico, mas atende a muitos
outros mais.

Abs Toledo