[GTER] Trafego PTT-BA

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Fri Oct 21 21:32:50 -02 2011

Ola

Em Sex, Outubro 21, 2011 9:26 am, Henrique de Moraes Holschuh escreveu:
> Porque ou o governo ou o CGI.br/NIC.br deveria subsidiar transporte ou
> trânsito entre os PTTs?
>
> Para mim, a resposta é bem clara: não deve.  O papel do CGI.br/NIC.br é
> fomentar a melhoria na qualidade da Internet brasileira, não carregar
> provedor nas costas.  Na minha opinião, o NIC.br já vem cumprindo o
> papel deles de forma exemplar.
>
> Acredito ser muito melhor uso para os recursos do NIC.br empregá-los
> para aumentar a quantidade de PTTs no Brasil, e aumentar a
> funcionalidade dos mesmos: mais redundância, mais segurança, novos

O CGI junto com a Anatel deveriam era determinar que as operadoras
concessionarias trocassem trafego entre si em PTTs nas capitais
(note, não estou falando de troca com autorizadas), pois no modelo
atual onde elas juntam o maximo de trafego possivel para troca
apenas no eixo RJ-SP-BH-DF com vistas a receber $$ da outra na
interconexao classe V, temos o problema de passear por boa parte
do Brasil para chegar no vizinho (que usa outra operadora) sem contar
que as constantes "quebras multiplas de fibras em (suposto) anel"
fazem com que redes inteiras fiquem inacessiveis a partir das outras
(quem usava IRC lembra do termo "split" que acontecia na brasirc e
brasnet?)

E se todas as operadoras tivessem que se interligar nesses PTTs
(por meios proprios), e a venda de transito IP no atacado so pudesse
ser efetuada via PTT, acabaria o problema de assinar contrato e ficar
dois anos sem receber, pois a operadora usa essa informacao para
expandir sua propria rede de DSL pois verifica, pelo pedido do
provedor, que ha demanda naquela região

Com o gerenciamento de uma entidade neutra, como o NIC, eventuais
gargalos por falta de investimento de operadoras seriam rapidamente
vistos e a agência dita reguladora poderia agir prontamente, ao
invés da forma passiva como faz hoje

Somente essas duas ações resolveriam uma parte consideravel dos
problemas existentes hoje na internet brasileira.

[]s, !3runo Cabral