[GTER] Construindo um EBGP com NetFPGA

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Oct 20 08:24:30 -02 2011

>> CTBC ?
>>

> Também.
> Intelig também não.
> Lan Nautilus também não.

Ué, LANautilus tem v6... Intelig realmente não, pelo menos no AS da
Intelig. IPv6 já deve surgir no AS da TIM.
(TIM, Claro e Vivo/Telefônica tem aliás uma necessidade de IPv6 devido
ao LTE/4G)

> Deixar a FIB na SRAM e construir uma pequena TCAM usando gates do FPGA
>>

> Era isso mesmo que estava na minha cabeça.
>
> Estou fora do mercado proprietário há uns 8 anos, mas até então, nenhum
> roteador que eu tivesse visto trabalhava em line rate com ACLs, que sempre
> foi o grande calcalhar de Aquiles.

Hoje os roteadores com hardware-forwarding tem impacto zero ou baixo
com ACLs, desde que elas estejam nos limites ou da TCAM ou
network-processor utilizado. Como a NetFPGA não tem uma TCAM externa
(e que custa caro em dólares e em Watts), dá para pegar alguns gates
do Virtex-5 ou do CPLD para fazer uma.

Rubens