[GTER] Construindo um EBGP com NetFPGA

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Thu Oct 20 00:52:20 -02 2011

Rubens,

Em 20 de outubro de 2011 00:23, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> CTBC ?

Também.
Intelig também não.
Lan Nautilus também não.

> Eu sei. Vários desses chegaram a apresentar bids para uma contratação
> de acesso 10G que acompanhei, e foram desqualificados por critérios
> tais como não ter bloco v6, não ter anúncio v6 na DFZ, ter trânsito
> experimental v6 do NIC.br ...

Então eles estão errados, felizmente ! Falta de v6 impacta vendas e uma
cotação de 10G não aparece todo dia, com toda certeza.

> Eles tem sim. A única hipotése para explicar o comportamento deles é a
> fé em soluções de Large Scale NAT...

Não é possível que eles pensem isso, mas também não é possível que a troca
da imensa rede deles ainda não tenha começado. Virou um gato de Schrodinger.
Eu queria muito ser uma mosca dentro da Oi pra saber o que discutem sobre
IPv6.

> O GateArray da 10G é um Virtex-5, o da 1G é um Virtex-II; uma senhora
> evolução.

Fato ! Realmente é um salto monumental ! Óbvio que o Virtex-II não
conseguiria empurrar 4 interfaces 10G.

> Memória também é bem diferente.

Sim, mas eu estava me referindo ao novo modelo de 10G que dizem que está no
forno.

> Isso para dados que estão na mesma fileira. Como a busca na tabela não
> é linear, você tem que pegar o tempo de busca na fileira em uma
> determinada percentagem dos acessos.
> (e mesmo o tempo de coluna equivalente é 20 ns pela especificação da
> Micron)

Exatamente. Meu ponto é que talvez não estejamos tão longe do exeqüível
nessa pior das hipóteses.
Ainda estou tentando achar a especificação da SRAM, mas o site do fabricante
dá File not found. Esses números dariam muito subsídio pra essas
considerações.

Deixar a FIB na SRAM e construir uma pequena TCAM usando gates do FPGA
> para ACLs curtas (tipo 32 linhas) é a coisa mais plausível que posso
> imaginar.

Era isso mesmo que estava na minha cabeça.

Estou fora do mercado proprietário há uns 8 anos, mas até então, nenhum
roteador que eu tivesse visto trabalhava em line rate com ACLs, que sempre
foi o grande calcalhar de Aquiles.

>  por exemplo, pode fazer com que seja necessário
> usar um banco de SRAM só com a FIB em produção e outro só com a FIB
> próxima versão.

Lindo ! Nem precisou de fazer a próxima pergunta. :-)

Pela quantidade de SRAM disponível dá pra fazer isso.

Vamo que vamo. O papo tá bom !

Abraço Rubens !