[GTER] Construindo um EBGP com NetFPGA

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Thu Oct 20 00:09:45 -02 2011

Rafael,

Em 19 de outubro de 2011 19:10, Rafael Koike <koike.rafael at gmail.com>escreveu:

> Alem destas inforamções de Rede+mascara+next-hop voce precisa de outros
> campos como distancia administrativa e AS

Não para um look-up simples na FIB que estará na SRAM.
Essas informações ficam para o BGP, que atualizará a tabela, e poderá estar
até na memória da máquina Intel. Ainda estou estudando como essa iteração
(Intel x FPGA) se dará e por isso pedi ajuda. É muita informação pra
processar.

> E muito possivelmente voce precisará de um indice para fazer pesquisas na
> tabela de roteamento.

Acho que a eficiência do algoritmo de lookup será decisivo pra afastar essa
preocupação, mas, é uma possibilidade.

> Em suma sua tabela deverá ser um pouco maior que isso.
> Normalmente um roteador CISCO usa 1GB de RAM (Nao deve ser a toa que eles
> usam isso).

Penso que a memória mais rápida (e escassa) deva ficar a serviço da tarefa
mais exigente e a mais lenta (e maior) disponível para as acessórias. Talvez
o Cisco só use um tipo de memória. Difícil saber o que se passa dentro de
uma máquina assim.

> De mais detalhes de como voce quer desenvolver esse projeto:
> Sistema Operacional (freeBSD, netBSD, openBSD, Linux, etc.)

O pessoal da NetFPGA utiliza Linux (Fedora) pra desenvolvimento. Seria bom
seguir na mesma linha pra não precisar perder tempo em alguma conversão.

> Camada de roteamento usando como base algum outro desenvolvimento?

Será inevitável utilizar alguma coisa existente como o Quagga ou BIRD.
Nesse estágio, o desafio é fazer os pacotes entrarem, serem roteados, e
sairem em line-rate de 20 Gbps porque o que governará a FIB é independente.

Desenvolvimento open-source?

Depende de quem for me ajudar. O time decide. Eu sou voto unitário.

Abraço !