[GTER] Rede Metro Ethernet Suporta BGP-4

Vicente De Luca vdeluca at comp.ufla.br
Sat Oct 8 01:49:04 -03 2011

Discordo de voce. Vou te dar um exemplo...

Sou uma pequena operadora SCM no interior de SP, e até fevereiro de 2012 (semana IPv6) pretendemos atingir 100% de nossa rede com IPv6, desde o core a ultima milha...

Já as grandes teles, aqui no ultimo LACNOG em Buenos Aires, não quiseram se comprometeram a entregar nem 1% de suas redes em v6.

Se somarmos 2 ou 3 operadoras de tamanho similar que fizerem o deploy de 100% da rede em v6, já é o suficiente para alcançar ou até ultrapassar o 1% de uma grande operadora.

A escala das grandes teles é totalmente distinta da nossa, muito embora nossa capacidade de investimento seja menor que a deles, nem por isso significa que nossa rede seja obsoleta, com gambiarras, ou que deixamos de investir.
Pelo contrário… as pequenas empresas (as sérias pelo menos) tem muito mais versatilidade para fazer o deploy de novas tecnologias do que as grandes redes que pela topologia, burocracia de processos, etc. fatalmente são mais engessadas.

Como se diz em Barretos, minha terra, é mais facil tomar conta de um boi do que de uma boiada :)