[GTER] Rede Metro Ethernet Suporta BGP-4

william vasconcellos conceição weradiosprofissionais at hotmail.com
Thu Oct 6 19:57:07 -03 2011

Obrigado por suas respostas, é bom poder contar com a
preciosa atenção dos senhores, mas vamos aos fatos que motivou a Oi a declarar
impossibilidade de funcionamento do protocolo BGP-4 em sua rede metro:

Antes mesmo de ativar o link, solicitamos a ativação do
BGP-4, que de pronto foi informado pela engenharia comercial que poderia ser
realizado sem problemas, em no máximo 48 Hs. Muito embora fosse necessário a
ativar o link com oito ips e posteriormente aguardar o tempo de ativação do
BGP-4.

Assim depois de recorrer a Anatel, com um registro de
reclamação, pontuando exatamente o que o estava acontecendo, a Oi resolveu
instalar o circuito.

Mas interessante foi notar certo desconforto da engenharia,
com a ativação do BGP-4, segundo eles, após a ativação o processamento dos Switches aumentava de maneira considerável o
processamento, tornando o anel todo instável, ES, sul do ES , neste sentido
teria que desativar todos, ou trocar nosso acesso por outra tecnologia.  Achamos muito estranho, mas o fato é que
segundo eles não existe case da Oi no Brasil com tal cenário, Metro Ethernet
com BGP-4 em funcionamento.

Neste sentido, sei que existe escassez de endereços ips em
IPV4, e quem os distribui aqui no Brasil seria o pessoal do comitê gestor,
salvo erro em contrario, onde conseguiria normatizações referentes a utilização
racional dos endereços ips em IPV4. A Oi deve assegurar o uso racional dos
recursos de internet (SVA), pois a empresa de telecomunicações deve assegurar a
utilização do SVA em suas redes e neste sentido pretendo ingressar com medidas
cautelares administrativas, muito embora a Oi trate provedor com cliente final,
um anacronismo.

WILLIAM VASCONCELLOS