[GTER] Monitorando alterações/anuncios de rota

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Fri Nov 11 22:52:47 -02 2011

Anderson,

O comportamento que você descreveu indica, a queda de algum upstream de um
dos seus fornecedores. Por exemplo o sua operadora um tem trânsito com A B
e C e sua operadora dois tem transito com X Y e Z, ou um de seus provedores
utiliza prepend para anuncios de clientes. Em caso de queda de algum
trânsito de alguma das suas operadoras, o seu anuncio deixa de ser
propagado por ela. Com isto, o seu tráfego converge para sua operadora dois.

Para monitorar estas mudanças de path, utilize o serviço BGPMON (
http://bgpmon.net) . Com ele, a cada mudança que ocorrer nos seus anuncios
para o mundo, você recebe um e-mail informando como era enxergado seu
anuncio, e como ele ficou.

PS: Quem controla os seus anuncios é você. O correto é a operadora repassar
para frente o que você anuncia, ela não deveria deliberadamente cortar
algum anuncio. Por este motivo acredito que o motivo desta mudança de
tráfego de entrada na sua rede se deva a problemas de trânsito com sua
operadora e os provedores de trânsito dela.

Gustavo Santos
Analista de Redes
CCNA , MTCNA , MTCRE, MTCINE, JUNCIA-ER