[GTER] RES: Ajuda sobre o conceito de CDN

Luiz Cassetari luiz_cassetari at terra.com.br
Tue Nov 8 18:49:57 -02 2011

Respondendo a sua duvida, vai depender de como o seu provedor de CDN faz o
roteamento entre seus POPs.

A técnica mais comum é utilizar o endereço de origem do servidor que o
cliente utilizou para determinar qual é provedor desse usuário, e com isso
determinar qual é o POP mais adequado para o atendimento desse usuário. No
caso do seu teste, você tem que utilizar servidores DNS próximos dos
clientes.

Pode parecer uma técnica não eficiente se olharmos o OpenDNS/GoogleDNS, mas
acredite, pouca gente altera os servidores DNS que recebe da sua operadora.

Por exemplo, o site www.nasa.gov.

Usando um servidor DNS em Miami.
-------
www.nasa.gov is an alias for www.nasa.gov.speedera.net.
www.nasa.gov.speedera.net is an alias for www.nasa.gov.edgesuite.net.
www.nasa.gov.edgesuite.net is an alias for a1718.x.akamai.net.
a1718.x.akamai.net has address 216.177.207.49
a1718.x.akamai.net has address 216.177.207.41
-------

Usando um servidor DNS do Brasil.
-------
www.nasa.gov is an alias for www.nasa.gov.speedera.net.
www.nasa.gov.speedera.net is an alias for www.nasa.gov.edgesuite.net.
www.nasa.gov.edgesuite.net is an alias for a1718.x.akamai.net.
a1718.x.akamai.net has address 200.123.198.154
a1718.x.akamai.net has address 200.123.198.163
-------

Usando o DNS do google
-------
www.nasa.gov is an alias for www.nasa.gov.speedera.net.
www.nasa.gov.speedera.net is an alias for www.nasa.gov.edgesuite.net.
www.nasa.gov.edgesuite.net is an alias for a1718.x.akamai.net.
a1718.x.akamai.net has address 67.148.147.56
a1718.x.akamai.net has address 67.148.147.8
-------

Outros provedores de CDN utilizam redirects HTTP 3xx para redirecionar seus
usuários. Os usuários sempre caem em único endereço ANYCAST, e fazem uma
requisição HTTP. O servidor WEB identifica o endereço IP do usuário, e faz
um redirect HTTP 3xx para o endereço UNICAST do POP mais adequado para esse
usuário.

Enfim, vai depender de como o seu provedor de CDN faz o roteamento..

[ ]´s
Luiz