[GTER] RES: RES: RES: Solicitação de BGP - O que fazer?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Nov 1 23:29:18 -02 2011

> Rubens, justamente o "modo de falha comum" é o problema.
> De que adianta dois fornecedores?
> Maioria da infraestrutura é compartilhada hoje em dia, com 'consórcios' para
> construção de anéis de fibra (como tenho visto aqui na região com operadoras
> de celulares e empresas privadas) ou até mesmo uma operadora sublocando
> fibra apagada de outra. Quando há rompimento, todas da região são afetadas.

O melhor indicador para determinar fibras com riscos compartilhados é
notar qual é a infra-estrutura base que leva a fibra: rodovia,
ferrovia, linha de energia, gasoduto/oleoduto. Os caminhos desses 4
sistemas estruturais são bem diferentes entre si, então se você tem um
fornecedor que usa rodovias (ex: todas as ex-empresas do sistema
Telebrás), contrate outro que usa linha de energia (ex: Eletronet e
nova Telebrás).

Se o caminho é o mesmo, há risco compartilhado, mesmo que sejam fibras
diferentes em dutos diferentes de consórcios diferentes...

Rubens