[GTER] RES: RES: RES: Solicitação de BGP - O que fazer?

Eduardo Schoedler listas at esds.com.br
Tue Nov 1 21:28:51 -02 2011

Em 01/11/ 2011 20:28, Rubens Kuhl escreveu:
> É melhor ter dois fornecedores, cada um sem redundância, do que um
> fornecedor com redundância, desde que entre os dois fornecedores não hajam
> modos de falha em comum. Dois links residenciais de operadoras diferentes
> é um conjunto hoje muito barato e com uma disponibilidade superior a de um
> link dedicado 5x mais caro do que o conjunto...

Rubens, justamente o "modo de falha comum" é o problema.
De que adianta dois fornecedores?
Maioria da infraestrutura é compartilhada hoje em dia, com 'consórcios' para
construção de anéis de fibra (como tenho visto aqui na região com operadoras
de celulares e empresas privadas) ou até mesmo uma operadora sublocando
fibra apagada de outra. Quando há rompimento, todas da região são afetadas.

--
Eduardo Schoedler