[GTER] RES: RES: Solicitação de BGP - O que fazer?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Nov 1 20:27:31 -02 2011

> Me desculpem pelo off-topic, mas vocês que estão ainda mais "enfronhados"
> com essa situação (eu apenas administro alguns servidores e um link) que
> eu, vislumbram um futuro próximo em que teremos "uma Internet" que não seja
> essa quantidade de falhas e problemas etc? Caramba, quanto mais eu presto
> atenção mais eu fico com a impressão de que está tudo ficando "mais ou
> menos". Acho que estou ficando velho de verdade. :-)

Existe uma incompatibilidade entre a natureza best-effort e a
dependência cada vez maior das redes... e a solução para ela não é o
tentativa de tornar os serviços de baixo custo robustos, o que os
faria deixarem de ter baixo custo; a solução é a disponibilidade de
várias ofertas competitivas e a contratação de duas ou mais delas para
redundância.

É melhor ter dois fornecedores, cada um sem redundância, do que um
fornecedor com redundância, desde que entre os dois fornecedores não
hajam modos de falha em comum. Dois links residenciais de operadoras
diferentes é um conjunto hoje muito barato e com uma disponibilidade
superior a de um link dedicado 5x mais caro do que o conjunto...

Rubens