[GTER] Opção de swichs

Allan Piske zyryznet at gmail.com
Fri May 20 15:04:31 -03 2011

Boa tarde,

Ja tivemos diversos problemas com Dlink tambem, tanto na serie DGS quanto na
DES, todos gerenciaveis, com snmp, etc

desde problemas de hardware ( fonte principalmente )
ate problemas de  parar de logar, muito problemas com STP e LACP que
causavam loops na rede, problemas de falta de cpu no modelo de 48 portas ..
portas SFP parando de funcionar sem motivo aparente .. algumas unidades nao
aceitavam firmware novo dando erro como se o firmware fosse incorreto, etc

Procure um switch que tenha fontes redundantes e com balanceamento de carga
entre elas preferencialmente.
Para este tipo de recurso que vc quer, relativamente simples, DELL
aprensenta um valor bom, temos alguns da serie 6000 com RPS, mas ja tivemos
problemas com firmware, o original travava o switch depois de um certo tempo
de uptime causando um reboot no stack. Apesar disso tem um desempenho bom,
mas nao conta com muitos recursos L2/L3.

Como vc perguntou da Allied, cheguei a considerar usar a serie x900 já,
porém acabamos optando por Dell devido ao preço. Apesar disso, as
especificacoes dos Allied Telesis x900 são bem superiores, CLI "cisco like",
as fontes balanceiam a carga, possuem recursos interessantes pra redundancia
de switch e link. Quanto a estabilidade na prática, como nunca usamos, não
posso opinar a respeito.

Att,

Allan D. Piske