[GTER] Dúvida sobre VLAN e Processamento

Juliano jubisco at gmail.com
Thu May 19 01:00:02 -03 2011

Bom dia a todos.
Esta é a primeira vez que estou "postando" algo.
Acompanho as dúvidas de outros e tenho aprendido muito.

Sou adm de redes e estou com uma dúvida.

Na rede que administro temos aproximadamente 3000 hosts.
O switch core é um Nortel ERS8606 onde estão conectados switchs também
Nortel ERS 4550T-PWR Ethernet Routing Switch.
Os hosts da redes são máquinas com Windows XP e Hardphones Avaya (modelos
4610, 4602 e 1608). Além de algumas impressoras.

No switch core temos vlan por porta e por mac.
Utilizamos também portas "taggeadas" para evitar o "varal de cabos" entre os
racks onde estão os switchs.

Como existem operações diferentes, numa delas, todas as portas do switch
core e dos switchs aos quais estão ligados as máquinas, estão taggeadas (a
porta de uplink dos 4550 em trunk).

Se alguém puder me ajudar, minha dúvida é a seguinte:

O que consome menos processamento e memória do switch core?

Utilizar somente vlan por mac ou utilizar todos os switchs taggeados?

Atualmente várias vlans são por mac e algumas por porta.

Existe alguma outra solução sem ser essas? Pois existem outros tipos de
vlans que não utilizamos.

Desde já agradeço.

Num