[GTER] chat room do GTER no pidgin

Felipe Zanchet Grazziotin felipe at starbyte.net
Tue May 17 10:17:50 -03 2011

Ricardo,

Tens que estar conectado a um servidor jabber (tipo o gtalk ou outro serviço
XMPP), e então ir em:

Buddies -> Join a chat (atalho é Ctrl+C no pidgin do windows).

Na tela nova, selecione a sua conta jabber, a sala (gtergts) e o servidor (
conference.jabber.registro.br).
O handle por padrão vai ser o seu username no e-mail, não sei o que acontece
se alterar. :)

E aí podes fazer o join.

Caso queira consultar as salas, apertando no 'room list' e informando o
servidor jabber, por exemplo o conference.jabber.registro.br),
aparacerão as salas.

Testei neste exato momento e vi que existem duas: gteradm (descrição
"Coordenacao GTER GTS", 0 usuários conectados, não pude fazer join) e a
própria gtergts ("GTER - GTS - Chat Room", com um usuário - no caso, era eu
mesmo, testando).

Um detalhe é que esse 'join' é temporário. Se desligar o pidgin, ele não
fica na tua lista de buddies.
Para fazer a sala como um contato permanente, pode ir na tela dela, menu
Conversation, e selecionar "Add...".

Disclaimer:
"Tutorial" sem nenhum embasamento fora o que acabei de testar, mas que
funcionou no GTER anterior (Unisinos).
Testei usando Pidgin 2.7.5, compilado para Win32, não deveria ter diferença
em outros S.O.

Boa sorte. :)
Felipe