[GTER] RES: RES: Infra WLAN Motorola

Nenhum_de_Nos matheus at eternamente.info
Fri May 13 18:46:21 -03 2011

On Fri, May 13, 2011 14:09, Renato Machado wrote:
> Eu tenho um par de motorola BH20 parado aqui ele da 14mb agregado mais a
> manutenção é zero, tiramos nossos enlaces com motorola por causa da banda
> apenas mais a estabilidade é excelente.
>
> Se precisa entre em contato.
>
> Att,

hail pessoal,

certa vez testamos onde trabalho usar estes BH da Motorola. Mas por ser o
vendedor quem mais falou bem deles, ficamos um tanto receiosos. Testamos
um rádio da Alvarion tb, não lembro qual o modelo (devo ter no trabalho),
mas o desempenho não foi tão bom (no mesmo teste - 500m em linha reta sem
barreiras). O Motorola de fato deu o que prometia, 7Mbps (era o BH10)
constantes, sem perder ping mesmo com o link no máx (usando iperf para
saturar o link).

Agora o que me deixou curioso foi o fato da segurança. Os vendedores
falaram que era seguro, que era impossível quebrar sua segurança, pois
teria que se ter outro configurado igual, e mais uns kilos de blah blah
blah. Li em sua documentação que usa AES de 128bits e não vi mais nada que
isso, que justificasse tanta propaganda de impenetravel. Assim, como
tratam esta parte de segurança quem usa destes rádios ? e como seria
usá-los qd mais pessoas passarem a também usá-los ? (sei que pelo preço,
vai ter que ser gente com $$, mas com o tempo sempre aparece).

Outra coisa foi falarem bem do Alvarion, não estou querendo nem denegrir
nem elevar imagem de marca ou empresa alguma. Somente tentando obter mais
informação de forma mais isenta para tomar uma decisão mais consciente.
Nosso teste com esta marca mostrou que funciona sem visada, até superando
a expectativa neste teste (que não foi feito usando o BH), mas que quando
foi testado no mesmo lugar do BH foi instável o link (coisa que culpo a
haste que não inclinava, mas isso é o pensamento que tenho e não o
veredito ...). Assim mais pessoas usam Alvarion e tem boa experiência com
estes rádios ?

obrigado,

matheus

ps: pelas fotos no site da alvarion o rádio foi o BreezeNET