[GTER] RES: RES: Latência em links internacionais

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Mar 29 21:05:13 -03 2011

2011/3/29 Rafael Cresci <rafael at miaminoc.com>:

> Los Angeles (costa oeste) fica a 4400km,  70ms reais  a partir do meu roteador em Miami, 100ms em acesso DSL AT&T daqui de Miami. Não tem como ser só 30ms, que é daqui a Ashburn/Washington DC (1600km) ;)
> Dallas/Houston não é costa oeste, e fica no meio do caminho exato entre Miami e LAX.

Repare no mapa da Global Crossing
(http://www.globalcrossing.com/network/network_interactive_map.aspx)
que eles tem um caminho de fibra que ao sair da América do Sul passa
pelo Panamá (Fort Amador) onde há também uma landing station do PAC
(não confundir com o da Dilma) que vai direto para a Califórnia(Grover
Beach). Assim, ao menos por esse fornecedor é possível ter latências
desse tipo para a costa oeste.

Já me foi relatado que isso também acontece via LANautilus, apesar do
mapa de rede deles (http://www.lanautilus.com/eng/network_map.asp)
comentar apenas de Panamá, México e Flórida como pontos abordados. A
LANautilus faz swap com a Global Crossing mas combina alguns POPs e
lances da fibra da GBLX com alguns de outros terceiros e alguns
próprios.

A GVT tem tanto conexão internacional via TIWS quanto via GBLX, e quer
seja por sorte na seleção de rotas ou por engenharia de tráfego para
buscar menor latência, deve estar usando a rota Panamá-Califórnia no
exemplo citado.

TIWS e Oi não dispõe de abordagem da Califórnia em suas redes de fibra óptica.

Rubens