[GTER] RES: Proposta de relatório técnico detalhado no atendimento técnico dos provedores

Ricardo Meira meiradoprado.ricardo at gmail.com
Wed Mar 23 09:12:27 -03 2011

Desculpe, só quis exemplificar a falta de conhecimento da rede da operadora
por ela mesmo (que pra mim parece ser um problema técnico).
Bom, é verdade que nem sempre é possível detectar o problema antes que ele
se resolva "sozinho" (aquele cara do datacenter que colocou a fibra na porta
errada, ou o problema de fato em outro local).

Se o usuário não tem conexão, acho que a operadora não pode fazer muita
coisa. O modem do cara não pinga. Existem outros usuários na região sem
problema. Dá a impressão que a culpa é com certeza do usuário, porém como já
exemplifiquei, as vezes não é.
Acho que problemas de latência, DNS etc pode ser verificado até por outras
operadoras parceiras, porém quando o problema se torna invisível  é que o
relatório se torna mais interessante.
Se conseguirmos cruzar os relatórios  podemos ter uma precisão melhor de
onde o problema realmente ocorreu, e tratar para que ele seja resolvido de
maneira mais eficiente da próxima vez que ocorrer.
Eu não sei quantos % dos pequenos problemas da rede são corretamente
diagnosticados, mas eu imagino que muito dos problemas sejam uma continuação
(não correção) de um problema que já ocorreu.

A pessoa tem seu IP filtrado por algum motivo,  desliga o modem, espera
adquirir um novo IP e seu problema é resolvido. O próximo usuário liga  a
máquina, pega o IP filtrado e faz a mesma coisa. No final o problema não é
resolvido, só é propagado. Mas para a operadora, ele sequer existe. Até
alguém notar que esse IP está sendo filtrado...

Sugiro nesses casos procurar algum órgão de defesa do consumidor, ou utilize