[GTER] Proposta de relatório técnico detalhado no atendimento técnico dos provedores

Ricardo Meira meiradoprado.ricardo at gmail.com
Tue Mar 22 23:33:21 -03 2011

Bom, se formos pensar em utopia, a democracia também é uma e nem por isso
nós deixamos de "lutar" por ela.

Já fiquei 28 dias sem internet por causa que alguém da operadora conseguiu
fazer a manobra de "cancelar" minha internet e fazer com que ela ficasse com
velocidade de discada (realmente eu não sei como foram capazes).

28 dias foi o tempo que eles precisaram para encontrar um horário que
batesse com o meu (você tem que ter um horário para atender eles e não eles
que tem que ter um horário para atender você), para ir na minha casa, ligar
no mesmo lugar onde eu liguei para falar: "A internet dele está com
velocidade de discada! Dá um jeito ai! Contrato tal modem tal", com isso, o
problema foi resolvido (mais uma observação, o técnico ficou cerca de 20
minutos esperando para ser atendido).

Conclusão? A operadora não sabe o que acontece na rede dela. Ela só sabe que
algo está errado quando o número de reclamações aumenta (aquela frase
clássica "estou notando um problema na sua região..." que só sai depois que
a internet já ficou mais de 1 hora fora do ar).

E a cobrança? Só descontam se você reclamar (mais uma prova que eles não
sabem mesmo o que acontece, porque eu fiquei 28 dias sem internet,
reclamando todos os dias e a conta veio como se nada tivesse acontecido).

As operadoras não estão sabendo  lidar (de forma ética) com a
competitividade.

O que fazer? Puxar a orelha desses caras, porque se depender *só * deles,
eles vão fazer o que o amigo falou, vender 100Mb por 10 reais e entregar 100
kbps, já que eles sabem que o mercado quer altas velocidades a preços baixos
(eu também quero isso!).

E não me venham falar que a culpa é dos impostos do governo, pq TODOS
pagamos a mesma coisa (sem contar que o imposto é no LUCRO né?).

O problema sempre deverá ser da operadora, até que se prove o contrário. Se
a culpa é do usuário, que provem. Se a culpa é de outro fornecedor, que
provem também (mesmo que eu não ache que isso exclua a culpa da operadora
contratada pelo cliente, afinal ele tem um contrato firmado com a operadora
e não com os parceiros da mesma - é quase como se o banco se recusar a pagar
seu rendimento da poupança porque onde o seu dinheiro foi reaplicado
deu prejuízo).

Eu acho que essa solução irá melhorar e muito *os provedores, visto que
serão forçados a ter mais controle/conhecimento da sua própria rede, *mas só
a longo prazo.

Eu quero uma internet melhor e isso vai acontecer se os provedores
melhorarem (o meu melhorar difere em muito no melhorar do investidor, talvez
esse seja o grande problema).

Ricardo