[GTER] Proposta de relatório técnico detalhado no atendimento técnico dos provedores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Mar 22 19:12:25 -03 2011

>    sim .... pergunto porque é pra lá de sabido que nos EUA, por exemplo,
> equipamentos de telecomunicação e links de dados são MUITO mais baratos que
> o Brasil e então, creio eu, a margem de lucro dos ISPs deve ser mais alta
> que no Brasil. Ou não, é só um chute.

Mas os custos de mão-de-obra são mais altos, mesmo considerando que os
impostos trabalhistas são baixos.

>    A idéia de saber como funciona o suporte em outros países é exatamente
> avaliar como isso funciona em locais onde, dadas as facilidades/taxas de
> importação e valores de links de dados, os provedores podem ser dar ao
> 'luxo' de gastar um pouco mais com suporte sem que isso seja um tiro em seus
> pés.

As descrições que vejo do dia a dia de provedores americanos na lista
da WISPA, que agrega provedores pequenos, e de provedores brasileiros
também pequenos (relativamente aos "provelixo" mas às vezes com bom
número absoluto de clientes), são muito parecidas de ambos terem
suporte mais "intimista" que os das carriers. Só muda o hemisfério.

Rubens