[GTER] RES: RES: Proposta de relatório técnico detalhado no atendimento técnico dos provedores

Rafael M. Koike r.koike at terra.com.br
Fri Mar 18 13:55:03 -03 2011

<Desabafo ON>
No momento estou com problemas de latencia pelo VIRTUA e o chamado inicial
não deu muito resultado (Falarm que o problema é fora do backbone deles e
que eles não podem fazer nada).
Escalei o problema para a Ouvidoria e até agora nada.
O proximo passo é acionar a Anatel.
O maior problema é ouvir as velhas frases feitas de que Internet é terra de
ninguem e que saindo dos roteadores deles não podem fazer nada, etc. e tal.
Internet é um negócio e como negócio tem que ser tratado com seriedade.
Provedores escolhem com quem querem trocar tráfego e se for avaliar a maior
parte dos destinos no qual queremos chegar (EUA) 90% do caminho passa pelo
provedor e seu parceiro de trafego.
Ou seja, ter uma latencia de 300ms para chegar no site da microsoft,
google,uol, etc. é dar tapa na cara do usuário e chamar ele de ignorante.
Venho tambem recorrer ao GTER para que intervenha perante os provedores e
que mudem esta desculpa esfarrapada de que não tem culpa de altas latencias.
e que o problema é na Internet.
Isso é sinal de uma única coisa: Ferramentas de shapping que aumentam a
latencia e o provedor não tem como dizer a verdade.
<Desabafo Off>