[GTER] RES: RES: RES: Res: Res: Concentrador PPPoE

Cesar Fazan cesar.fazan at gmail.com
Thu Jun 16 23:14:31 -03 2011

Para chegar bem perto do limite gigabit nas interfaces eu tive que
fazer vários ajustes no FreeBSD 8.2.
Eu particularmente não tive bons resultados com interfaces que
utilizam o driver bce, mais tive bons com bge, igb.

Tendo em consideração placas boas, desabilite o polling na
configuração do kernel e recompile.
Entre os vários ajustes que fiz, no meu /boot/loader.conf tenho
habilitado o net isr para utilizar mais de um core do processador e
aumentar o tamanho da fila.

Utilizo um xeon dual core com apenas 2 interfaces gigabit
net.isr.maxthreads=2
net.isr.defaultqlimit=4096
net.isr.maxqlimit=10240
net.isr.bindthreads=1

Experimente também os valores 0|1 em net.isr.direct

Verifique a variavél net.inet.ip.intr_queue_drops para ver se existem
pacotes sendo descartados. Caso essa variável possua um tamanho maior
que 0 vá aumentando a variável net.inet.ip.intr_queue_maxlen.

Referência http://serverfault.com/questions/64356/freebsd-performance-tuning-sysctls-loader-conf-kernel