[GTER] RES: Redundância

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Jun 10 16:27:00 -03 2011

On 10-06-2011 15:40, Cleber Saad @ Inetweb wrote:
> Se não me engano um TTL baixo tem algumas RBL que te incluem por
> isso por estar fora da RFC. Tínhamos um cliente que fazia isso para
> mudar entre Telefonica e NET (servidor de email) até que uma hora
> caíram em black lista justamente por usar um TTL de 1min.

Você pode também tomar um "TTL override", que é uma violação ainda pior
dos RFCs, mas é comum o suficiente para se levar em conta.

Não use TTL inferior a 300s para nada importante, se não quer ter
problemas de vez em quando.  Ajudaria se isso estivesse escrito em algum
lugar, mas não encontrei em nenhum.

O que encontrei foi isso:
http://www.dyndns.com/support/kb/dns_caching.html

Que recomenda uso de TTLs *beeeeem* baixas.  Não me admira que os
caches tenham começado a implementar "TTL override" se ficou comum TTLs
abaixo de 60.  Aliás, vou até ver se consigo pegar um dump dos
recursivos aqui para ver como está a situação...

E isso:
http://www.zytrax.com/books/dns/info/ttl.html

Que não deixa de ser interessante, apesar de ter diversos erros na parte
das MX RRs (é comum usar várias MX RR com a mesma prioridade, e a parte
dos MX de menor prioridade terem como função enviar para o primário é
puro delírio na prática).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.