[GTER] Res: Concentrador PPPoE

Alberto Freire albertofreire at yahoo.com.br
Fri Jun 10 09:37:19 -03 2011

Alguns colegas me falaram que a RB1100, tem menor desempenho que a 1000.
Na verdade 20% é usando apenas como roteador de borda.

Com 700 usuários PPPoE simultâneos tive 70% de processamento, existe
alguns detalhes que podem aumentar o uso do processador, como Firewall,
NAT (não uso de nat, apenas repasse de ips válidos), redirecionamentos
(cache), QoS, etc...
Minhas RB's servem apenas como concentrador, as regras são geradas
dinamicamente via radius em outro servidor (freeradius).

veja o uso do processador (cpu-load) dessa RB750 minha com 5~6Mb de tráfego:

system resource print
                    uptime: 9w3d1h56m41s
                   version: "4.11"
               free-memory: 11076kB
              total-memory: 29944kB
                       cpu: "MIPS 24K V7.4"
                 cpu-count: 1
             cpu-frequency: 400MHz
                  cpu-load: 13
            free-hdd-space: 31104kB
           total-hdd-space: 61440kB
   write-sect-since-reboot: 1331
          write-sect-total: 7734
                bad-blocks: 0%
         architecture-name: "mipsbe"
                board-name: "RB750"
                  platform: "MikroTik"

E veja a quantidade de clientes nela (129):

ppp active print count-only
129

Bem... como não tenho nenhuma dessa em produção na minha rede, não posso
lhe informar como seria o processamento dela no meu cenário.