[GTER] RES: Roteador para 1 Gbps

Marlon Dutra mfdutra at gmail.com
Thu Jun 2 14:47:53 -03 2011

Rubens,

2011/6/2 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>:

> Sistemas ponto-multiponto podem entregar diferentes clientes em
> diferentes VLANs. Eu já trabalhei com uma rede MPLS assim, e não foi
> necessário usar tunelamento L3 exatamente porque havia segregação L2
> por VLANs.

Sim, concordo, mas isso presume que eu tenha ethernet no L2. Minha
intenção de fazer tudo L3 é justamente abstrair o L2, para que eu tenha
liberdade no futuro de usar qualquer coisa em L2 sem me preocupar com as
possíveis limitações. Se eu quiser usar ethernet, ATM, internet, outra
rede IP, outra MPLS, etc, não faria diferença nenhuma se for com tudo em
L3. Pode ser um pouco audacioso, mas se couber dentro do nosso
orçamento, acho estrategicamente interessante.

Obrigado.

Abraço.

--
MARLON DUTRA