[GTER] IBGP

Bruno Camargo mustardahc at gmail.com
Fri Jul 15 15:40:20 -03 2011

O iBGP é exatamente igual ao eBGP, exceto pelo fato de que ambos os
roteadores estão no mesmo ASN (router bgp XXXXX).

O router A conectado ao ISP A vai aprender N rotas, e vai anunciá-las para o
seu peer iBGP, que seria o router B.

Já o router B vai aprender várias rotas do ISP B e irá anunciá-las via iBGP
para o router A.

A distância administrativa do iBGP é 200 e a do eBGP é 20, ou seja as rotas
aprendidas via ISP serão sempre priorizadas.

Se o ISP A cair, o router A vai sair pelo router B, via iBGP, e vice-versa.

O único problema em termos de convergência é que o BGP é um protocolo lento,
ou seja, demora para convergir...

Vc pode usar o HSRP para redundância com sua rede, ou o GLBP para ter
balanceamento (se estivermos falando de routers cisco).

Quanto a desorganização da tua rede, as vezes vale a pena perder tempo já e
documentar do que viver num caos constante...

Abs

Bruno Camargo