[GTER] IBGP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jul 12 23:18:23 -03 2011

> Vou começar a implantação de BGP. Já tenho meu bloco / AS / 2 links de diferentes operadoras.
> Teria alguma vantagem de manter IBGP entre meus dois router de borda ? Não vou ser trânsito.
> Quero ter 2 routers, 1 para cada ISP.

IBGP entre os dois roteadores é a forma mais usual de garantir
redundância e consistência de política de roteamento. Muito raramente
se implantam dois roteadores num AS sem que eles tenham conexão IBGP
(direta ou indireta).

Imagino que você queira começar do mais simples e não adicionar
complexidades que você ainda não domine; o mais simples para dois
roteadores é exatamente fazer IBGP entre esses dois roteadores além
das sessões EBGP de cada roteador com a respectiva operadora.
Precisaria considerar muito bem um caso de não fazer isso para atingir
algum objetivo mais complexo...

Rubens