[GTER] Roteamento Dinâmico sobre Tunneis.

Shine eshine at gmail.com
Mon Jul 11 10:13:00 -03 2011

Em termos de funcionalidade, OSPF atenderia.
Mas do ponto de vista operacional, dependeria da topologia. Digamos
que não houvesse uma maneira de se separar em áreas distintas de forma
satisfatória e tudo tivesse que ficar na área 0. Funcionaria da mesma
forma, claro. Agora imagine que houvesse um evento um pouco fora de
padrão, por exemplo algo que gerasse um loop de rotas. Dependendo da
construção da malha de redes, depurar esse problema pode ser uma
tarefa árdua. E em 50 nodes, a topologia pode ser complexa. Adicione
mais a camada de ponto-a-ponto em cima de L2TP e isso aumenta ainda
mais a complexidade da rede.

Como citado, RIP geraria uma carga de processamento de rotas onerosa,
além de ter um tempo de convergência mais lento. Dependendo também de
como é a topologia de rede, pode gerar blackholes em alguma
convergência.

Deve existir um motivo específico para essa necessidade de L2TP, tvz
seja por uma necessidade de estabelecer uma conexão temporária. Nesse
caso, acho pertinente a sugestão dos colegas para planejar uma
migração para outras tecnologias de acesso como DMVPN/GETVPN/MPLSL3VPN
ou simplificar a malha aonde for possível em pontos com LAC e
concentradores LNS e a partir dos LNS usar OSPF.

sd,
Edgar